Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

Sitio do Sonho

Sonhos acabadinhos de sonhar....

Sitio do Sonho

Aqui me tendes agora. Aproveitai enquanto assim me apraz, a mim – que já tive muitos nomes e por quem milhares de luas já passaram! A mim, a quem chamaram Filha, Irmã, Mãe, Rainha, Fada e Gran-Sacerdotiza... A mim, mulher jovem de tão idosa que sei ser!, mulher bela de tanta fealdade já ter dominado. Aqui estou eu, a Fada Morgaine!

domingo, maio 07, 2006

Foto de Von Steffen Appel
Cálculo emotivo ou racional?


Se √2 fosse racional poderia ser escrito na forma de uma
fracção irredutível. Isto é, existiriam dois inteiros, p e q, tais
que:√2 =p/q (1)
onde p e q não possuiriam factores comuns (se os houvesse
simplificar-se-ia a fracção, através do cancelamento dos termos
comuns, tanto no numerador como no denominador).
Elevando ao quadrado ambos os membros de (1) obter-se-ia:
2 =p2/q2 (2)
ou seja p2 = 2 q2. (3)
Por conseguinte, p2 seria par, o mesmo acontecendo com p
(justifique). Nesta caso p poderia ser escrito na forma p = 2k,
sendo k um inteiro. Ter-se-ia:
p2 = 4 k2 = 2 q2 =⇒ q2 = 2 k2. (4)
Mas isto implicaria q2 par e, portanto, q é par. Conclui-se, assim, que se (1) fosse válido, p e q seriam ambos pares o que seria uma contradiçãoo com a hipótese inicial de p e q não
terem factores comuns. Consequentemente (1) não pode ser válido, isto é, √2 não pode ser racional.
Mãe, sei que ainda vou a tempo...
UM BEIJO PARA TI!